Em público é bom?

sexta-feira, 28 de março de 2014



Aqui há uns anos, chamaram-me homofóbico.
Isto passou-se num fórum, quando numa conversa, um dos membros - gay - resolveu contar muito feliz e contente, de como gostava de ir para a porta da igreja lá da terrinha comer o namorado, e que adorava ver as velhotas chocadas e o caraças.

E eu, muito simpaticamente - okay, moderadamente, não muito - disse-lhe que achava isso uma imbecilidade, porque uma coisa é demonstrações de afecto, dar uns beijinhos, e uns abraços ocasionais, outra é andar ali feito cão no cio no meio da rua, porque isso incomoda as pessoas à volta, e é completamente desnecessário.
Passada meia hora, um outro membro - também gay - mandou-me uma mensagem muito indignado a dizer que eu devia ter vergonha na cara e que estava a ser um grande homofóbico.

Suspeito que sofresse do síndrome da bicha perseguida,  mas não deixei de achar piada na altura, a ironia da coisa.

Lembrei-me disto, quando o meia noite - que me vai pagar 1000€ por despesas de publicidade - num comentário ao post anterior, disse que as gerações mais novas - suponho que seja de gays - são bem mais ousadas e que se assumem com maior facilidade e blablabla.

E é verdade que estão mais ousadas... mas não sei até que ponto isso é benéfico.

Porque o que vejo muito por aí são miudinhos novinhos, ainda mal saídos das fraldas já a fazerem coisas que eu com essa idade nem sabia que existiam, mais pela necessidade de se provarem, numa espécie de competição por atenção, do que pelo afeto em si.
Para além do mais, é uma falta de respeito andar ali no esfrega esfrega em público.
E isto aplica-se a gays héteros bis e tris.

Ousadia sim, mas pouca vergonha...

(E sim, ando com falta de ver o novo episodio da Drag Race, processem-me)

9 comentários:

  1. €1000?! És phyna!
    Eh pá, no comentário estava a pensar em actos equilibrados e assim...mas o exemplo que deste lembrou-me um que se passou há uns meses no Brasil, em que um casal gay foi para um culto evangélico e a meio desatou aos beijos e tal só para provocar...essas atitudes não honram nem abonam a favor de uma causa em si, difícil, a da aceitação social. Concordo com o teu ponto de vista, plenamente.
    Em contrapartida, e num prisma mais equilibrado, a ousadia de um simples dar de mãos na rua, ou a ousadia de usar a roupa que se gosta e na qual se sente bem...por aí:-) sem desequilíbrios :-)

    ResponderEliminar
  2. concordo Miguel! Até porque nós temos que saber os limites para esse tipo de coisas em publico. Existem pessoas q fazem em público o q nem sequer fazem em casa...

    ResponderEliminar
  3. em certa parte tens razão e ir para uma igreja só para provocar? Que infantilidade.

    ResponderEliminar
  4. Acho que seja quem for é uma questão de respeitar os outros que estão à nossa volta. Não é ser homofóbico é ser correcto e ponderar o bem estar de toda a gente. Se queres ser respeitado, tens que respeitar os outros, até porque a tua liberdade acaba onde começa a do outro.

    ResponderEliminar
  5. Heteros ou Gays, para mim não há distinção. Detesto ver PDA (Public display of affection). Aliás, sou capaz de dizer e bem alto, "GET A ROOM!"
    Se for na praia então...abomino!

    ResponderEliminar
  6. Estou com a Dora. Acho que é super-desconfortável duas pessoas estarem a comer-se até aos estômagos num sítio público, independentemente se são dois homens, duas mulheres ou um homem e uma mulher...

    ResponderEliminar
  7. concordo contigo a 100%, não gosto de ver pessoas a "comerem-se" no meio da rua... nunca me chamaram homofóbica, mas já disseram que tinha "mentalidade de velha".
    Hunf.
    Tipo, beijinhos, mão dada e festinhas é bonito, nada contra e até gosto de ver (*.*) agora grandes comilanços (principalmente em filas, grrr) dão-me cabo dos nervos!

    ResponderEliminar
  8. Para tudo é uma questão de bom senso. Ir para a porta da igreja fazer essas figuras parece-me, além de nada elegante, muito estúpido mesmo. Mãos dadas ou um beijinho aqui ou ali podem ir mudando mentalidades, mas isso só serve para aumentar a homofobia. Pode ser que quando cresçam tenham a maturidade de perceber isso.

    ResponderEliminar
  9. Bom eu penso um pouco como tu! Demonstrações públicas de afeto, sim... mas com conta, peso e medida. Eu pessoalmente não gosto de ir no autocarro e ter no banco à minha frente, pessoas a tentarem sugar as amígdalas uma a outra (Já me aconteceu!).

    Há que ter cuidado.

    Já agora o que são tris?! lol

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)